top of page
Vera.jpg

VERA FERREIRA

Violino

Curso Instrumentista de Violino da Escola Profissional Artística do Vale do Ave-Artave, concluído no ano letivo de 2005/2006 com classificação final de 17 valores. Licenciatura em Música, a que correspondem 180 créditos, vertente instrumento (violino) sob orientação do professor Bin Chao,no Instituto Piaget, Campus universitário de Almada, concluído a 23 de Julho de 2009 com classificação final de 17 valores. Conclui em 2017 o grau de mestre com classificação de 16 valores na Universidade do Minho.


Iniciou os seus estudos musicais em violino na Fundação Castro Alves de Bairro, na classe da professora Maria José Carneiro.

         Em 2000 é admitida na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe do professor António Soares. Nesse mesmo ano integra a Orquestra Artavinhos sob a direcção dos maestros Alexandre Smardjiev e Maciel Matos.

Como membro da Orquestra Artave trabalhou com os maestros Roberto Pérez, Emílio de César, Jean-Sebastien Béreau, António Saiote, Ernst Schelle, Ricardo Tacuhian, José Atalaya e Luís Machado. Participou na Cantata de Natal de J.Waytack, na cantata cénica A lenda das Três Árvores, nas óperas infantis A donzela Guerreira de Maria de Lourdes Martins, A Arca de Noé de Benjamin Britten, A Bela Adormecida de Ottorino Respighi e no bailado de Copélia. Participou em dois estágios da Orquestra Aproarte sob a direcção do maestro Ernst Schelle.

         Frequentou Cursos de Aperfeiçoamento com os professores António Gaio Lima, Boris Kuniev, Alexi Mijlin, Daniel Rowland e Aníbal Lima.

         Em música de câmara trabalhou com os professores Anna Kratochvilova, Andry Stepansky, Katerina Mikusova, Teresa Correia, Filipe Dias e Varoujan Bartikian.

         Paralelamente integrou a orquestra de câmara da Fundação Castro Alves, sob a direcção do maestro Jaroslav Mikus.

         Foi finalista do curso instrumentista da escola profissional com a média de 17 valores.

Foi membro da orquestra sinfónica juvenil de Lisboa, sob direcção do maestro Christopher Bochmann, com o qual já frequentou estágios do Instituto Piaget e da Orquestra Sinfónica Juvenil. Participou como freelancer na orquestra sinfónica do Algarve, sob direção do maestro Cesário Costa, orquestra Filarmónica das Beiras, sob direção do maestro António Vassalo Lourenço, Évora Ensemble, sob direção do maestro Paulo Lourenço e orquestra sinfónica da Póvoa do Varzim. Trabalhou ainda em orquestra sob a direção dos maestros Rui Massena e Henrique Piloto, e frequentou um seminário de Jazz Combo com os professores João Moreira e Pedro Moreira.

            Leccionou a  disciplina de Expressão Musical no ensino básico na Amadora,  no CCDR em Ribeirão e instituto S.José e aulas de violino na academia de música de Benavente e Escola Ritmo em Amarante. Atualmente leciona a disciplina de violino na Academia de Música de Basto, na escola Sonhar com Arte da Banda de Música de Riba d’ Ave e na escola de música da Fundação Real Colégio de Landim. Leciona expressão musical Centro Social de Ceide, V.N. de Famalicão.

Vera Ferreira: TeamMember
bottom of page