children-playing-instruments_edited.jpg

ORQUESTRA A BRINCAR

Projeto prático para alunos do 4º ano do primeiro ciclo

Este projeto trata-se de um programa de atividades a desenvolver com alunos do primeiro ciclo e pelos professores da AMB (Academia de Música de Basto). O principal objetivo deste projeto é desenvolver um gosto pela música, experienciando, a prática de diversos  instrumentos em formato de orquestra(s), facilitando assim, a escolha do mesmo aquando o ingresso no ensino articulado caso seja da pretensão do aluno.

 

Onde tudo começou

O principal objetivo deste  

projeto é poder  

experimentar sem o  

constrangimento  

da avaliação  

  

  

A frequência desta atividade, promove um caracter  lúdico  a este projeto tendo ele uma forte componente pedagógica como foco principal. Assim, podemos permitir aos alunos do primeiro ciclo, uma experiencia prática por um longo período de tempo, de um instrumento de cada naipe de orquestra, facilitando assim a escolha por parte do aluno caso pretenda iniciar o estudo no ensino artístico. Os instrumentos serão fornecidos pela entidade promotora.  

 

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

            Este decorrerá semanalmente, nas instalações do centro escolar de Celorico de Basto nos períodos letivos dos alunos e será organizado da seguinte forma. 

Iniciaremos com a apresentação de uma obra musical pedagógica onde são apresentados os diferentes instrumentos, logo no arranque do ano letivo. Os alunos das turmas de 4º ano serão divididos em 3 grandes grupos (cordas, sopros madeiras e sopros metais). Posteriormente serão convidados a escolher entre os instrumentos disponíveis de cada naipe anterior, ou seja, nas cordas entre os violinos, violoncelos ou guitarra, nas madeiras, saxofone, clarinete ou flauta transversal, e nos sopros trompetes ou trombones.  Esta seleção irá permanecer por um período letivo e este, rodando nos restantes períodos pelos outros instrumentos dos outros naipes. 


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS:  


No final de cada período deverão os professores em comunhão com as atividades do centro escolar organizar uma apresentação pública do trabalho realizado.

 

Tel: 255323613, 969505547

  • Facebook

©2020 por Academia de Música de Basto - João Ferreira