PATRICK MONTEIRO

Clarinete

Patrick Monteiro, nasceu no Luxemburgo em 1985, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Banda Flôr da Mocidade Junqueirense.
Aos onze anos de idade, ingressou na Academia de Música de Vale de Cambra onde iniciou a sua formação em Clarinete até ao 5ªgrau, tendo trabalhado com os professores Luís Carvalho e Nélson Aguiar. Seguidamente completou o 8º grau do curso de Clarinete na Academia de Música de Oliveira de Azeméis na classe do professor Domingos Freitas. 
Em 2011 ingressa na Universidade do Minho, no âmbito do curso de Interpretação do Instrumento – Clarinete na classe do professor Vítor Matos, tendo concluído a licenciatura em Julho de 2014. Posteriormente concluiu em 2016 o Mestrado em Ensino de Música – Clarinete e Classe de Conjunto na mesma Universidade.
Frequentou vários Master-class em Clarinete, tendo trabalhado com músicos de reputação internacional como François Benda, Harri Maki, Tibor Reman e Matthias Schorn, entre outros.
Frequentou o 1º Estágio de Direção de Banda em Mira em Abril de 2014, orientado pelo professor e maestro António Saiote e como ouvinte em Novembro de 2016, o Masterclass organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa em direção de Orquestra de Sopros com o maestro Douglas Bostock. No ano de 2018 e 2019 participou como aluno ativo no Estágio de direção de Orquestra de Sopros organizado pela Filarmónica Ressurreição de Mira, orientado pelo maestro Douglas Bostock. No ano de 2019 participou como aluno ativo no Masterclass em direção organizado pela WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), tendo tido como o orientadores os maestros Alberto Roque e Matthew Goerge.
Como intérprete participou com ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho, no Congresso Internacional de Clarinete de Lisboa e Braga no ano de 2012, no 4º Festival Internacional de Clarinete do Dão no ano de 2013 e no ClarinetFest (ICA, Madrid) em 2015. Em Março de 2013 como elemento da orquestra da Universidade do Minho, gravou o Bolero de Ravel para a RTP no âmbito do programa “ Musica Maestro”.
Participou em vários estágios como clarinetista: Estágio de orquestra de sopros do Inatel (2003), Estagio da orquestra de sopros Douro Superior (2005,2006), Estágio “Verão Amizade”(2005), Estágio de orquestra de sopros na Universidade Piaget (2009).
Lecciona actualmente Clarinete, Classe de Conjunto e Iniciação Musical na Academia de Música de Vale de Cambra, Clarinete na Academia de Música de Basto.
Em Novembro de 2018 inicia as funções de Maestro e Diretor Artístico da Banda Flôr da Mocidade Junqueirense.

 

Tel: 255323613, 969505547

  • Facebook

©2020 por Academia de Música de Basto - João Ferreira