CARLA LOPES

Natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos musicais, aos sete anos de idade, sob a orientação do Professor César de Morais.
É licenciada, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo na cidade do Porto onde ingressou em 1994 na classe de Canto do Professor José de Oliveira Lopes, continuando posteriormente, a trabalhar sob a orientação do Professor Jorge Vaz de Carvalho.
Frequentou o Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian e Teatro Nacional de S. Carlos, onde apresentou a Ópera “La Serva Padrona” de Pergolesi.
Como Directora de Cena, coordenou os seguintes espectáculo, “A Donzela Guerreira” de Maria de Lourdes Martins, “Hansel und Gretel” de Humperdinck, “A Lenda das Três Arvores” de Allen Pote/Tom Long, “Nabuco” e “La Traviata” de G. Verdi, “Tosca”de Puccini, “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, “Don Giovanni”e “As Bodas de Fígaro” de W. A. Mozart.
Foi Assistente de Encenação de, Carlos Avilez na Ópera “Inês de Castro” de Giuseppe Persiani, “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, “Don Giovanni” de Mozart, o “ O Trovador” de Verdi, “Tosca” de Puccini e “La Traviata” de Verdi.
Com Tim Coleman, foi Assistente de Encenação, na Ópera, “ La Traviata” de G. Verdi, numa Co-Produção da Fundação Cupertino de Miranda da Cidade de Famalicão, Associação Norte Cultural/Orquestra do Norte e Associação Amigos do Coliseu do Porto.
Foi ainda Assistente de Encenação na Ópera “Madame Buterfly” de Puccini com a Encenadora Norma Graça-Silvestre, numa Co-Produção do Circulo Portuense de Ópera e Coliseu do Porto, “A Donzela Guerreira” de Maria de Lourdes Martins, “Hansel und Gretel” de Humperdinck, “A Lenda das Três Arvores” de Allen Pote/Tom Long numa Co-Produção da Fundação Cupertino de Miranda da Cidade de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística Vale do Ave; “Nabuco” de Verdi, “Tosca”de Puccini numa Co-Produção da Fundação Cupertino de Miranda da Cidade de Famalicão e Associação Norte Cultural/Orquestra do Norte.
Recentemente, ainda como Assistente de Encenação, tem o prazer de trabalhar com a Encenadora Norte Americana, Carleen Graham numa versão contemporânea da Ópera “Don Giovanni”, “Suor Angélica” e “Gianni Schicchi” de Pucini, com Stefano Trespidi em “As Bodas de Fígaro” de Mozart, Antonella Rondinoni em “ O Trovador” de Verdi, com Tito Celestino da Costa, na Ópera “As Bodas de Fígaro” de Mozart, e ainda com, Luca Apreia na ópera “As Palavras na Barriga” de Vasco Negreiros.
Como Encenadora, com a Associação Norte Cultural/Orquestra do Norte encenou a Ópera “Don Pasquale” de C. Donizetti.
A convite da Universidade de Aveiro, Orquestra Filarmonia das Beiras, Teatro Aveirense e Câmara Municipal de Aveiro, levou à cena a Ópera, “A Flauta Mágica” de Mozart, a Opereta “Orfeu nos Infernos” de J. Offenbach, “Carmen” de Bizet e “A Floresta” de Eurico Carrapatoso, o musical “A Bela e o Monstro” de Howard Ashman E Alan Menken e a Ópera Infantil “Aladino e a lâmpada Mágica”. Encenou ainda o Musical “Mamma Mia” de B. Andersson e B. Ulvaeus, a “Festa da Bicharada” e “Kate e o Skate” de Jorge Salgueiro, a convite da Academia de Música José Atalaya
É Professora de Canto e Classe de Conjunto – Coro na Academia de Música José Atalaya. É fundadora e membro da direcção pedagógica da Academia de Música de Basto.

 

Tel: 255323613, 969505547

  • Facebook

©2020 por Academia de Música de Basto - João Ferreira