top of page
foto.jpg

JOÃO FERREIRA

Flauta Transversal

João Ferreira nasceu a 17 de Abril de 1989 em Fafe. Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda de Golães, em 2001 com Tiago Ferreira. No ano de 2003 torna-se membro da Sociedade Artística e Musical Fafense. No mesmo ano ingressou na Academia de Música de Valentim Moreira de Sá na classe de Flauta Transversal do professor José Gil Magalhães. Foi membro da Orquestra Luso-Alemã.

Desde 2005 participou em master-classes orientados por Nuno Inácio, Paulo Barros, Marcos Fregnani-Martins, Marc Grauwels, Fernando Rana, entre outros. Já participou em estágios dirigidos por António Saiote, Pedro Neves, Rui Massena, Vytautas Lukocius, entre outros.

Em 2012 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto, na classe da professora Ana Raquel Lima.

Em 2017 conclui o Mestrado em Ensino de Música, variante de instrumento (Flauta Transversal) na Universidade do Minho.

Já lecionou Flauta Transversal na Academia D´artes de Cinfães, na Academia de Música José Atalaya (Fafe), no Conservatório de Música de Paredes, na Academia de Música Costa Cabral (Porto) e na escola Os Gambozinos (Porto).

Atualmente leciona como Professor de Flauta Transversal na Academia de Música Cooperartes (Celorico de Basto) e na Academia de Artes do Marco de Canaveses (Artamega).  

            Criou em 2014 a Solo Flute Atelier, onde desenvolve, juntamente com Tiago Ferreira um trabalho como luthier, frequentando cursos no País de Gales, Inglaterra e Estados Unidos.

João Ferreira: Equipe
bottom of page