top of page
17_de_fevereiro_de_2014sem_título0005-2

DANIELA SILVA

Violoncelo

Em 2003 ingressou no Centro de Cultura Musical, com o professor Eduardo Rocha, na classe de piano. Em 2005 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de violoncelo, com a professora Petia Samardjieva. 
Em 2008 participou na 2ª edição do Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho, tendo-lhe sido atribuído o 3º Prémio na Classe D.
Participou em Masterclasses com os professores Jed Barahal, Márcio Carneiro, Anatoli Krastev, Paulo Gaio Lima, Romain Garioud e Carolina Landriscini, entre outros.
Foi chefe de naipe da Orquestra ARTAVE e da Orquestra APROARTE. Colaborou com a Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra de Santa Maria da Feira. Teve ainda a oportunidade de trabalhar sob a direção dos maestros Jaroslav Mikus, Luís Machado, Cesário Costa, Emílio de César, Ernst Schelle, Colin Metters, Jean-Marc Burfin e António Saiote.
Em música de câmara trabalhou com Ryszard Woycicki, António Ferreira, Luís Machado, Marta Eufrázio, Olga Prats e Petia Samardjieva.
Em 2011 ingressou na Licenciatura em Música, variante de violoncelo, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), primeiramente na classe do Professor Jed Barahal e a partir do ano seguinte, na classe do Professor Filipe Quaresma. Nesse mesmo ano integrou a Camarata NovNorte.
Em 2012 participou no Concursos 2012, na modalidade de música de câmara, obtendo o 3º Prémio. No ano seguinte participou na gravação do álbum “Sonhador” dos Expensive Soul.
Em 2014 integrou o festival Harmos Classical, no âmbito de música de câmara. Nesse mesmo ano participou com a Camarata NovNorte no festival FIMU, em Belfort.
Em 2015 concluiu a Licenciatura em Música, variante de violoncelo e ingressou no Mestrado em Ensino de Música, ramo de violoncelo, na ESE/ESMAE, na classe do Professor Filipe Quaresma. Participou no Estágio de Verão do RemixEnsemble. No mesmo ano realizou atuações com a banda “Expensive Soul” nos seguintes programas televisivos: “Factor X”, do canal Sic e no programa “Rising Star”, do canal Tvi. De referir também a atuação a solo no canal Rtp 2, em representação da Maratona de Violoncelistas 2015.
Em 2016 participou na gravação dos videoclipes “Estrada” e “A Bem”, integrando o projeto “Ensemble”, com o Maestro Rui Massena.
Em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (violoncelo), na ESE/ESMAE. Nesse mesmo ano integrou o projeto “Rui Massena Band”, colaborando no ano posterior na gravação do cd “III”.
Atualmente é professora de violoncelo em escolas do ensino oficial de música: Academia de Música de Basto (COOPERARTES), Academia das Artes do Marco de Canaveses (Artâmega), Conservatório de Música da Jobra (CMJ) e Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra (Art’J).

Daniela Silva: TeamMember
bottom of page